Ao iniciarmos o tradicional mês da Bíblia, gostaríamos de repropor este Santo Livro como divino acompanhante da tua oração cotidiana, ou como leitura espiritual. Para o confronto com a Palavra de Deus é necessária suprema humildade e confiança.

Para que esta leitura seja sempre bem aproveitada, sugerimos que possa dispor, ordenar, e organizar o teu precioso tempo com a Palavra de Deus. E, que siga os sete passos:

  1. Prepare o momento de oração. Escolha o local, o tempo e o capítulo, antes de te colocares em oração com a Palavra, de tal modo, que não perca tempo com as mudanças e distrações.
  2. Entre na oração. Tome consciência de estares na presença de Deus, deixe-se encontrar por Ele. Ofereça ao Senhor tudo aquilo que és, coloque tudo à Sua disposição.
  3. Peça aquilo que desejas. Apresente ao Senhor, com confiança, o que está no teu coração neste momento da tua vida.
  4. Medite e contemple. Escute os pensamentos que o texto suscita em ti e preste atenção aos sentimentos que nascem destes pensamentos, ou procures, simplesmente, imaginar a cena da escritura. Coloca-te dentro da cena, escutando, também neste caso, os sentimentos que se movem dentre de ti.
  5. Conclua a oração. Procure uma palavra ou uma imagem que possa sintetizar o tempo experimentado em oração diante do Senhor.
  6. Releia a oração. Tome nota [lectio scripta] dos pensamentos e sentimentos que habitaram tua mente e teu coração durante a oração.
  7. Agradeça. Renda a Deus o louvor por tua vida e pela graça do caminho na presença do Senhor.