A juventude teve um papel fundamental durante a Semana Missionária em nossa paróquia e no sábado à noite, dia 21 de abril, foi preparada uma programação toda voltada para eles, em que puderam louvar a Deus, se divertir, aprender, discutir os desafios de ser jovem e se abastecer no Senhor. A programação iniciou com a missa celebrada pelo padre Bruno Áthila.

O padre Bruno afirmou que aquela era uma noite especial em que o Senhor queria cuidar de cada um dos jovens que aceitou o convite de estar ali. “O Senhor quer cuidar de você, revelar o amor Dele por você e a importância que a sua história e a sua caminhada até hoje tem para Ele”, disse. O pároco também lembrou que nesta fase da vida, a juventude precisa colocar seus sonhos, seus estudos, sua família e sua vida nas mãos de Deus e confiar que esse Deus os guiará no caminho certo.

Após a missa, houve um momento de animação com a banda “Filhos da Mãe” no salão de nosso Centro Comunitário e logo em seguida os jovens participaram de uma palestra com o psicólogo Paulo Tardivo, coordenador das Santas Missões Populares na Arquidiocese de Londrina.

A banda “Filhos da Mãe” se apresenta durante a atividade para jovens

Ele trabalhou a passagem da viúva de Nain para falar dos desafios enfrentados hoje pela juventude. Tardivo afirma que os nossos jovens estão adoecendo nas relações familiares. “Precisamos levar Jesus para o ambiente familiar”, disse o psicólogo.

Ele citou cinco dimensões que precisam ser trabalhadas para curar a juventude. A dimensão familiar, no sentido de recuperar as relações entre pais e filhos, e dimensão da sexualidade, afastando-se dos relacionamentos tóxicos, da sexualidade desregrada e da rejeição da autoimagem.

A terceira é a dimensão da vida espiritual. Hoje, afirma Tardivo, é crescente a indiferença dos jovens a Jesus. “É muito pior ser indiferente a Jesus do que se dizer ateu”, comentou. A quarta dimensão é a da vida em sociedade, uma sociedade que vive com medo da violência que cada vez mais envolve os jovens.

E a quinta dimensão é a dos sonhos. A nossa juventude carece de sonhos, carece de testemunhos de conquistas. E Tardivo encerrou fazendo uma provocação: “Os jovens da Igreja estão em que procissão? Da vida ou da morte?”, referindo-se à procissão do enterro do filho da viúva de Nain. “Vamos sair para ressuscitar aqueles estão mortos para a vida.”

A Noite da Juventude encerrou com o momento de silêncio e adoração ao Santíssimo, quando já passava da meia noite. Foi um momento de se abastecer, de se colocar no colo de Deus e agradecer por todos os ensinamentos que ser missionário proporciona.

Testemunho

Os grupos de oração Arcanjos de Maria e Raio de Luz participaram ativamente de todas as atividades da Semana Missionária. Eles visitaram as casas e levaram a mensagem de Jesus Cristo aos jovens e adolescentes da comunidade. Isabela Torquato, 21 anos, do Grupo Arcanjos de Maria contou que as visitas instigaram a curiosidade dos jovens. “Eles ficaram curiosos. Foi uma sementinha que se plantou ali. Acho que ficou na cabeça dele a ideia de vir participar”, disse.

Isabela Torquato do Grupo Arcanjos de Maria contou que as visitas instigaram a curiosidade dos jovens

Para ela, sair em missão foi algo especial e a oportunidade de mostrar Deus para as pessoas. “Elas dizem que conhecem Deus, mas será que realmente conhece esse amor misericordioso, esse Deus que ama e que acolhe? Também me senti motivada a mostrar mais Maria, que muitas vezes fica escondidinha, porque ela é silenciosa, mas que tem um poder muito grande de intercessão”.

Galeria De Fotos

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank
pulseras pandora baratas pulseras pandora baratas