Dom Geremias diz que manterá atividades em andamento na arquidiocese

O novo arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz, tomará posse dia 12 de agosto, sábado, véspera do Dia dos Pais, durante celebração na Catedral Metropolitana. A celebração contará com a presença de caravanas de todas as cidades que formam a arquidiocese.

O novo arcebispo tem apenas 52 anos de idade e estava há seis anos na Diocese de Paranavaí. Neste período, ele fundou uma escola de diáconos, priorizou a formação de padres e deu uma atenção especial à catequese.

O anúncio sobre a nomeação do novo arcebispo foi feito no dia 14 de junho. Naquela ocasião, dom Geremias enviou uma mensagem dizendo que tem consciência do trabalho a ser desenvolvido em Londrina e destacou a importância das atividades em andamento, em especial as Santas Missões Populares e a preparação para o 14º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base a ser realizado no mês de janeiro de 2018 em Londrina. “São duas grandes graças que devemos saber aproveitar ao máximo pois apontam para uma Igreja participativa, centralizada na missão, na Palavra, na catequese, no ecumenismo e na organização do povo de Deus”, afirmou.

A nomeação de dom Geremias pelo papa Francisco aconteceu sete meses após a nomeação de dom Orlando Brandes para a Arquidiocese de Aparecida. Desde então, os trabalhos na arquidiocese estão sendo conduzidos pelo administrador apostólico dom Manoel João Francisco, que é bispo de Cornélio Procópio.

Dom Geremias será o quinto arcebispo de Londrina. Os primeiros foram dom Geraldo Fernandes, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Albano Cavallin, e até o ano passado, dom Orlando Brandes.

O novo arcebispo

Dom Geremias Steinmetz nasceu no dia 26 de fevereiro de 1965, na cidade de Sulina, no Sudoeste do Paraná. Foi ordenado sacerdote no dia 9 de fevereiro de 1991 e se tornou vigário geral da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, também na região Sudoeste. Assumiu a Diocese de Paranavaí no dia 25 de março de 2011. canada goose kinder canada goose kinder