Acolhida

A Pastoral da Acolhida procura desenvolver e fortalecer o acolhimento na comunidade, criando um ambiente fraterno, cordial, atencioso e entusiasmado para integrar as pessoas nas atividades comunitárias, na Santa Missa, na visita às famílias. Os agentes pastorais se reúnem bimestralmente na segunda semana do mês.

Coordenação: Diácono José Renato Pavanato 9 9607-2840, Vanderlei e Maria Sueli dos Santos 9 8819-3431/ 9 9802-1135

Adoradores da Eucaristia

O Movimento dos Adoradores da Eucaristia nasceu de um profundo desejo do coração da Irmã Ercília Gonçalves Tavares, em propagar e divulgar a grandeza da Pessoa Eucarística do Senhor. Os carismas dos Adoradores são a Adoração, a contemplação e o silêncio. Os Adoradores reúnem-se às segundas-feiras após a missa. Na terceira quarta-feira do mês é realizada 12horas de Adoração ao Santíssimo a partir das 7h.

Coordenação: Maria Aparecida Ferreira e Antônio Carlos Ferreira 99679-9999 / 99698-5963

Apostolado da Oração

Conhecida como Apostolado da Oração, a Rede Mundial de Oração do Papa completou 175 anos de fundação em 2019. No Brasil começou em Recife, na Igreja de Santa Cruz pelos padres Jesuítas. Está presente em 98 países e conta com mais de 36 milhões de membros.  Em nossa paróquia, o Apostolado de Oração conta com 20 membros, que se encontram na primeira sexta-feira de cada mês para a Santa Missa celebrada às 15 horas. O propósito do grupo, como o próprio nome diz, é a oração e a ação.

Coordenação: Terezinha de Fátima Silveira Montesin 99600-6967

Catequese

É a educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos. Compreende no

ensino da doutrina cristã, em geral de maneira orgânica e sistemática, com a finalidade

de iniciá-los em plenitude da vida cristã. Levar os cristãos à comunhão com Jesus Cristo. Só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Os encontros de catequese são aos sábados às 8h30 e às 10h.

Coordenação: Rosa Maria Machado Toffolo 99119-0861

Pastoral da Comunicação (Pascom)

A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da conjunção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral.  A Pascom tem a missão de ser instrumento de evangelização e de condução do Evangelho. Os membros da pastoral atuam na produção de conteúdo e informações para os meios de comunicação da paróquia. Mas ser membro Pascom é ser um pastor, que evangeliza por meio da comunicação. Os agentes de comunicação se reúnem na primeira quarta-feira do mês.

Coordenação: Aline Machado Parodi 98486-5661 e-mail: [email protected]

Coroinhas e Acólitos

A Pastoral dos Coroinhas e os Acólitos trabalham com o serviço do altar. Os coroinhas e os acólitos auxiliam o padre, o diácono e os ministros. São como anjos do Senhor, servindo Seu altar. As reuniões são aos sábados das 14 às 15h15, na igreja. Podem ser coroinhas crianças a partir dos 4 anos.  O padroeiro dos Coroinhas é São Tarcísio.

Coordenação: Patrícia Lamberti Utiyamada 99628-0154

Dízimo

A pastoral tem por missão evangelizar, desenvolvendo ações de conscientização sobre as responsabilidades dos paroquianos com a comunidade onde vive, motivando-os a fazerem gestos de partilha.  A Pastoral também é responsável por realizar plantões nas missas para orientar e esclarecer dúvidas sobre o dízimo, cadastrar novos dizimistas, receber a devolução do dízimo e distribuir os carnês aos dizimistas.

Contato para informações: 3327-2518

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja com o objetivo de apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

Coordenação: Carlos Eduardo Coral de Oliveira e Jaqueline Ostermann de Oliveira 99670-4416 / 99600-3285

Formação de Noivos

A Formação de Noivos busca orientar o casal para conduzir a união dentro da doutrina da Igreja e a ter consciência do que o espera na vida de casados, tendo em vista a importância que o sacramento do matrimônio. A formação é realizada durante o fim de semana, iniciando na sexta-feira e encerrando no domingo às 18h). São realizadas duas formações por ano. As reuniões da equipe ocorrem conforme a necessidade.

Coordenação:  Luís Fernando Parisotto Teixeira 99186-3130 ou 3327-2518 (Secretaria da Paróquia)

Grupo Bíblico de Reflexão (GBR)

Os GBRs (Grupos Bíblicos de Reflexão) são formados pessoas que se reúnem semanalmente para estudar os textos da Sagrada Escritura, por meio da leitura orante. Na primeira quinta-feira do mês é realizado o Dia da Palavra, quando todos os grupos se reúnem para compartilhar os ensinamentos dos textos bíblicos.

Coordenação: Paulo e Claris Romero 98412-3801 / 98424-5898

Grupo de Jovem Arcanjos de Maria

É um grupo de oração voltado para jovens de 18 a 30 anos, com o objetivo de trazer mais jovens para perto de Deus e uma intimidade maior com Maria.

O grupo é realizado aos domingos às 17h, no salão do Centro de Pastoral.

Contato: acessar o Facebook ou Instagram @grupoarcanjosdemaria

 Grupo de Oração da Paz:

Encontro às terças-feiras às 15horas. A cada dia 27 do mês, o grupo realiza da reza do Rosário “Mães de Joelho, Filhos em Pé”, a partir das 14h.

Coordenação: Karen Onishi Pedrollo 99985-2975

Grupos de Oração Raio de Luz

Reúne jovens de 13 a 20 anos que desejam o amor de Deus. Com encontros semanais são despertadas a vontade de buscar o Senhor e passar o amor d’Ele para todos, levando como lema “espalhando para o mundo o amor”. É por meio da alegria, também, que o grupo cativa diversos jovens, trazendo-os para mais próximo da igreja e fazendo com que aqueles que nunca tiveram contato com o Sagrado, conheçam e sintam gosto pela fé. O grupo se reúne aos sábados, a partir das 17h.

Coordenação: Grazielle Zanatta – (43) 99652-9699 / Facebook: facebook.com/gpraiodeluz / Instagram: @gpraiodeluz

Grupo de Oração Templo do Senhor:

Encontro às terças-feiras das 20 às 21h15.

Coordenação: Vanderlei da Silva 99852-1514

IAM (Infância e Adolescência Missionária)

Com o lema “Crianças ajudam e Evangelizam Crianças”, a IAM tem a finalidade desenvolver o espírito missionário nas crianças, educando-as na fé com atividades missionárias, partilhando seus bens e rezando uma Ave Maria por dia dedicando a todas as crianças do mundo. Trabalha-se com a realidade, espiritualidade, compromisso e a vida em grupo. Os encontros ocorrem aos sábados das 15:15h às. 16:30h.

Coordenação: Karen Rodrigues Chacorosqui pelos telefones 3327-4639/99911-2635 (98413-4379 Whatsapp).

MESC (Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia)

A função dos Ministros da Eucaristia é ajudar o padre nas missas, arrumar o altar, credencia. Limpar e preparar os paramentos e as alfaias. Levar comunhão aos enfermos impossibilitados de irem as missas. A reunião dos ministros é na primeira sexta-feira do mês.

Coordenação: Fátima Gouvêa dos Santos 99946-3819

Música

O trabalho das equipes de música é a sustentação do canto na Santa Missa. Deve acompanhar os tempos litúrgicos e estar em harmonia com a Pastoral da Liturgia. A pastoral também presta um serviço de aula de instrumentos como violão, teclado, violino infantil.

Coordenação: Mirieli  Simioni Lourenço 99985-2975 [email protected]

Pastoral Litúrgica

Liturgia é a atualização da salvação, desejada pelo Pai, realizada por Jesus Cristo e continuada pela Igreja sob a ação do Espírito Santo. É a ação celebrativa da Igreja que reúne a comunidade, santifica as pessoas e dá graças a Deus Pai através de sinais, palavras, cantos, orações e símbolos. A Pastoral da Liturgia tem por objetivo organizar e preparar as Santas Missas, celebrações, horas santas e procissões, portanto tem uma natureza comunitária.  A liturgia compreende os serviços de equipes que em nome da comunidade planejam sua vida litúrgica, preparam e avaliam as celebrações e na medida do possível formam leitores para a proclamação da Palavra de Deus. A pastoral se reúne bimestralmente na na terceira quarta-feira do mês.

Coordenação: Neusa Martins: 99975-1881 email: [email protected] hotmail.com

Santas Missões Populares e Permanentes

As SMPs têm três objetivos:

Objetivo Pessoal: Dar sentido verdadeiro à vida – Dar sentido verdadeiro à vida com Discípulo Missionário de Jesus Cristo por meio de estudos permanentes dos Evangelhos, valorizando tudo que há de bom nos outros.

Objetivo Eclesial Paroquial: Rede unida de comunidades missionárias -Transformar a paróquia em uma comunidade acolhedora, participativa, em comunhão solidária, misericordiosa, profética, eclesial, ao encontro de todos, especialmente dos mais afastados.

Objetivo Sócio-Ecológico: Vida e cidadania para todos – Construir juntos uma sociedade justa e honesta, ao lado dos mais necessitados e oprimidos, combatendo males e vícios, defendendo e cuidando do Planeta Terra, nossa Casa Comum

A reunião é mensal, na terceira terça-feira de cada mês.

Coordenadores: Marisa e Paulo Colares: 99994-8870 email: [email protected]  99665-1073 email: [email protected]

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde promove a saúde e o bem estar com atividade física com acompanhamento de uma fisioterapeuta. Recebe doação de materiais ortopédicos e hospitalares para emprestar às pessoas necessitadas. A pastoral se reúne a cada dois meses na terceira terça-feira do mês.

Contato: na secretaria paroquial ou com a fisioterapeuta Camila pelo 99675-3614

Terço dos Homens               

Um grupo de oração que tem como objetivo congregar os homens em reuniões mensais para rezar o Terço Mariano. Durante a oração do Terço é oportunizado aos presentes apresentar suas intenções particulares e agradecimentos. As reuniões são realizadas na 1ª quarta-feira do mês, às 20horas.

Coordenação: Jorge Willians Tauil (coordenador), telefone (43) 99943-3128, email [email protected] e Antonio Carlos Ferreira (vice-coordenador), telefone (43) 99679-9999, email ferreirafael/[email protected]

Vicentinos

Os Vicentinos fazem um trabalho maravilhoso de atendimento às famílias necessitadas da comunidade. É um dos serviços mais antigos da Rainha dos Apóstolos. São quase 60 anos de atuação. Eles visitam as famílias quinzenalmente levando uma cesta básica. Os alimentos são arrecadados as missas do segundo fim de semana do mês, mas também podem ser entregues durante o mês na secretaria. Nas visitas eles identificam se há necessidade de encaminhamento médico, para a realização de curso profissionalizante, auxílio com a moradia. Os Vicentinos ajudam com o pagamento de cursos, próteses, transporte, reformas de casas.

Coordenação: Marcelino Trucillo 98817-1263

Serviços

Comissão de Festas

Planeja e organiza as festas e eventos festivos da paróquia.

Coordenação: Rodrigo Luppi 99969-1773

Roupeiro Santa Rita de Cássia

Confecciona enxoval para gestantes carentes. Realiza às segundas-feiras bazar de roupas usadas das 14 às 17h.

Coordenação: Sandra Regina Fierli Dean 99116-2344 e 3323-7780

Serviço de Som

Responsável pela organização e manutenção de som e áudio da paróquia.

Coordenação: Nereu Mendes Netto 99937-6969