Personagem lendário de Londrina, o padre Carlos Probst traduziu as verdades da fé de uma maneira simples em seu pioneirismo, transformando o sertão numa terra de missão. Ele nasceu em Heiligenberg, Alemanha, no dia 21 de novembro de 1902. Aos 15 anos, entrou para o seminário menor, sendo ordenado sacerdote em Salsburg, na Áustria, aos 27 anos.

O padre Carlos se notabilizou pelo trabalho de pesquisa, que o trouxe ao Brasil pela primeira vez em 1935, para fazer um levantamento histórico da Província Americana. Ele voltou à Alemanha em 1937, onde permaneceu por dois anos, quando retorna definitivamente ao Brasil.

Além de reitor da Província São Paulo Apóstolo, o padre Carlos foi professor na Universidade Estadual de Londrina, no Seminário Arquidiocesano e no Seminário São Vicente Pallotti até 1978. Nesta época, organizou suas informações para publicação da História da Província São Paulo Apóstolos, obra em sete volumes.

O padre Carlos nunca parou de escrever. Aos 100 anos, lançou seu último livro: “A Glória Infinita de Deus”. Ele deixou alguns manuscritos, que estão nos arquivos da Província, acervo que ainda deve ser publicado.

O padre Carlos morreu em outubro de 2004, um mês antes de completar 102 anos. air max air max