A história de nossa paróquia está diretamente relacionada com a história de Londrina. Apenas para contextualizar, a primeira missão inglesa chegou ao local onde seria desenvolvido um projeto de colonização do Norte do Paraná em agosto de 1929.

Neste mesmo ano, o então bispo de Jacarezinho, dom Fernando Taddei, se encontra casualmente com dois padres palotinos alemães em São Paulo. A partir deste encontro, a Sociedade do Apostolado

A construção de nossa paróquia foi iniciada em janeiro de 1.948

Católico se estabelece em Jacarezinho e no começo de 1930 “descobre” o povoado que surgia em meio à floresta virgem, alguns quilômetros depois do Rio Tibagi.

O padre Carlos Probst foi o primeiro padre palotino a pisar na terra vermelha de Londrina. A congregação palotina acreditou no “potencial” do novo eldorado e decidiu construir um seminário para formação de sacerdotes na progressista cidade.

O padre Carlos foi eleito primeiro reitor do Seminário São Vicente Pallotti, em maio de 1941 e a obra foi inaugurada no dia 1º de fevereiro de 1942. Apenas cinco anos depois é que se começa a pensar na construção de uma paróquia da congregação palotina na cidade.

Nesta época, Londrina tinha apenas 13 anos de emancipação política e se despontava como polo regional, apresentando índices de crescimento surpreendentes. A cidade, que foi planejada pelos ingleses para ter 25 mil habitantes, já tinha bem mais que o dobro em 1947.

A construção de nossa paróquia foi iniciada em janeiro de 1.948 e a sua inauguração aconteceu no dia 24 de dezembro de 1.950, mesmo sem estar totalmente concluída. (Veja mais detalhes sobre a criação de nossa paróquia na reportagem Uma igreja “semipública”).

A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos foi criada oficialmente pelo primeiro bispo de Londrina, dom Geraldo Fernandes. O decreto, uma espécie de certidão de nascimento, foi assinado no dia 20 de fevereiro de 1.958,  segundo registro no livro Tombo, embora em algumas publicações apareça o dia 18.

Rua Cândido Bettoni, ao lado do Seminário São Vicente Pallotti, em 1948

Quinta paróquia da cidade

A nossa paróquia foi a quinta a ser criada na cidade de Londrina. As primeiras foram Sagrado Coração de Jesus (catedral), 1m 1.934; Nossa Senhora Aparecida, em 1.952; e Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Fátima, ambas em 1.955.

 

Evolução da População Residente
nike air max schwarz nike air max schwarz