O jornalista Eli Araujo está lançando o livro “As aventuras de um missionário inquieto: Padre Alfonso Pastore vida e obra”, que conta a trajetória de vida do padre Alfonso, fundador do movimento ECC (Encontro de Casais com Cristo). O jornalista é paroquiano na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Decanto Centro), fez o ECC em 1992, foi coordenador das SMPs (Santas Missões Permanentes) por quatro anos e esteve na coordenação da Pascom (Pastoral da Comunicação) da paróquia por mais de 15 anos.

Para produzir o livro com 408 páginas foram quase três anos de pesquisa, entrevistas com as pessoas que conviveram com o padre e leitura dos livros publicados pelo sacerdote. “Este foi um trabalho bem mais árduo do que havíamos imaginado quando a ideia foi concebida. Porém, a cada obstáculo sempre aparecia uma luz que nos mostrava o caminho a ser seguido”, disse o autor.

“Com o avanço da pesquisa, nós chegamos a uma encruzilhada: fazer um livro “superficial”, light, isento de compromissos, como a maioria das coisas produzidas atualmente, ou fazer um livro “denso”, consistente. Nós optamos pelo caminho mais difícil, o da porta estreita”, completou Eli.

Segundo o jornalista, uma das partes mais difíceis na produção foi selecionar os testemunhos das pessoas que conviveram com o padre Alfonso. “Alguns testemunhos que não foram aproveitados neste primeiro livro poderão ser aproveitados em uma de nossas próximas publicações sobre o sacerdote”, afirmou.

Padre Alfonso, segundo Eli, foi um dos sacerdotes mais atuantes da Igreja Católica no Brasil.  Ele dedicou boa parte de sua vida aos pobres, doentes, excluídos e marginalizados. Formou centenas de pequenas comunidades chamadas Comunidades Cristãs, nas cidades por onde passou, e valorizava o trabalho do leigo na Igreja.

“Tinha um olhar carinhoso e de preocupação com a situação da família. A realidade da desestruturação familiar o incomodava muito. E, por este motivo, passou boa parte do tempo pensando em amenizar os problemas da família e melhorar, principalmente, o relacionamento do casal”, escreveu o jornalista na apresentação do livro.

O livro está à venda na secretaria paroquial da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, no site https://www.padrealfonsopastorevive.com.br/, pelo WhatsApp (43 98445 5184) e pelo e-mail [email protected]