A Ong Kolping fundou em Londrina a comunidade Kolping São José Operário, a quarta no Paraná. Para marcar a fundação foi celebrada uma Missa presidida pelo padre Antônio Fiori e concelebrada pelo padre Aladim Leodenis Loureiro, da Kolping Brasil.

A Kolping Brasil tem como objetivo efetuar trabalhos junto à comunidade carente, proclamando o Evangelho e combatendo a pobreza. O psicólogo e educador Mauro Fernando Duarte explica que o objetivo, em Londrina, é atuar no campo da educação infantil utilizando o modelo Clássico Católico.

Duarte afirma que pretendem fundar uma Escola Católica comprometida com os ideais da Igreja.  As etapas compreendem a formação de pais e professores, fundamentada na educação clássica e a captação de recursos financeiros.

Para Duarte, “a paróquia é nossa referência e nela iniciaremos uma Academia de Artes Liberais oferecendo um clube de atividades em literatura, alfabetização, música e esporte a fim de contribuir desde já na formação integral das crianças.” Essas atividades serão realizadas, em um primeiro momento, nas dependências da paróquia com previsão para iniciar no segundo semestre de 2021.

O processo de seleção das crianças será feito a partir do Instagram @Kolping Londrina e será cobrado um valor simbólico para cobrir as despesas. O perfil social Kolping Londrina também é o canal para se cadastrar como voluntário que queira atuar no campo da educação clássica. 

Para quem deseja investir na comunidade o canal é o mesmo @Kolping Londrina no Instagram ou pode enviar um email para [email protected].

A Comunidade Kolping

Fundada pelo padre Adolfo Kolping em 1849 em Colônia, na Alemanha, a Obra Kolping chegou na América Latina após a Primeira Guerra Mundial em Buenos Aires, Argentina, em 1923. No Brasil a primeira comunidade Kolping foi fundada em São Paulo no dia 22 de junho de 1923 com o nome de Associação Católica Kolping.

A Ação Brasil foi definida na 23ª Assembléia Geral em 1968, tendo como foco o setor de Profissionalização, e sua consolidação foi em 18 de abril de 1972, ou seja, o início da Obra Kolping Brasil. 

A Kolping tem como objetivo a superação da pobreza por meio da formação e trabalho. No Brasil seus programas e projetos são:  Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes, Formação de Jovens e Adultos, Combate a Fome e à Seca, Promoção Integral da Família e o Desenvolvimento Comunitário. 

Foto: Divulgação