Toda semana mais de cem pessoas da nossa paróquia se reúnem em grupos para estudar a Palavra de Deus. São nove Grupos Bíblicos de Reflexão (GBRs) nos quatro setores. Aos poucos, com o aumento dos membros dos grupos estão se subdividindo e agregando novos participantes.

O Setor 2 conta com quatro grupos com a média de 10 participantes. Os Setores 1 e 3 estão com grupos grandes.  “No setor 4 temos que encontrar alguma forma de incentivar a participação”, comentou Mahoko Kasuya, coordenadora dos GBRs. Recentemente, um novo grupo foi formado com participação de paroquianos que moram fora dos setores. “Participar ou formar um grupo é muito simples: basta querer. Se precisar de algum tipo de ajuda ou orientação estamos abertos para conversar”, afirmou Mahoko.

Segundo ela, “em tudo, as ações são construídas muito devagar, porque depende de “despertar” de cada pessoa.” Mahoko conta que sempre foi católica, frequentava a missa e os filhos fizeram catequese. Mas durante 15 anos, ia à igreja aos domingos e por hábito.

“ Numa dessas missas, o Eli (Eli Araújo, coordenador das SMPs)  me convidou para fazer leitura e eu aceitei. Depois a Meiri  (Meire Cristina Sakuma Nakagawa) e a Rosa (Rosa Diniz, ex-coordenadora dos GBRs)  me convidaram para o grupo de reflexão. Aí percebi o quanto isso era importante para o meu dia a dia”, testemunhou.

Os GBRs caminham lado a lado com as Santas Missões Populares (SMPs), no sentido de ser uma Igreja em Saída. “Ser missionária é o caminho de você olhar para o outro e estar aberta para aprender sempre”, afirmou.

Este ano, os grupos estão refletindo a Primeira Leitura da Liturgia dominical, ano B.  A primeira leitura é uma ponte que nos liga ao Evangelho. Essa leitura permite ampliar os conhecimentos dos livros da Bíblia.

Além dos encontros semanais, na primeira quinta-feira do mês ocorre o Dia da Palavra, às 20 horas, na igreja. O pároco padre Bruno Áthila dá uma profunda catequese, contextualizando o momento histórico que a Palavra foi escrita, fazendo a ligação com o Evangelho da liturgia dominical e traça um paralelo com a realidade atual e como podemos coloca em prática os ensinamentos da Palavra.

AGENDE-SE

Próximos Dia da Palavra

6 de setembro

4 de outubro

1 de novembro

Horário: 20h

Local: Igreja