A Semana Missionária proporcionou um Dia da Palavra diferente em nossa comunidade não apenas em termos de data, mas em todos os sentidos. Quem foi à nossa paróquia na noite de quinta-feira, dia 19 de abril, teve uma grata surpresa.

O padre Bruno conduziu o Dia da Palavra pela Lectio Divina que é, em outros termos, a Leitura Orante da Bíblia, procurando estabelecer uma conexão entre Deus, a Palavra e os fiéis. Ele começou explicando o significado da Lectio Divina e cada degrau a ser percorrido neste caminho.

O primeiro degrau é a leitura da Palavra e o trecho escolhido foi Atos dos Apóstolos 4, 8-12. O próprio padre Bruno fez a leitura várias vezes, inclusive em versões diferentes da Bíblia, para que houvesse um melhor entendimento de seu contexto. Os outros degraus são a meditação, oração e contemplação.

Paroquianos levam exemplares da Bíblia como gesto concreto

Nos momentos da meditação e contemplação, as luzes da nave da igreja foram apagadas, ficando acesas apenas as luzes do altar, criando um clima de maior “intimidade” com Deus. “A contemplação é você olhar para Deus e sentir Deus olhando para você”.

O padre Bruno destacou também a necessidade da parte prática na Leitura Orante, que é a ação e, neste sentido, pediu que cada um fizesse um propósito pessoal. O sacerdote admitiu que o método pode ser difícil para alguns no começo, mas acredita que tudo pode ser melhorado com o tempo.

Ele ainda sugeriu que as pessoas façam a Leitura Orante da Bíblia diariamente para que possam ter esses momentos de intimidade com Deus. “É como se você estivesse em uma cabine para falar com Deus”, explicou, didaticamente.

Logo após a “aula” sobre Bíblia ministrada pelo padre Bruno, os fiéis puderam participar de um momento de partilha no salão de nosso Centro Comunitário.  

A comunidade participa de um momento de partilha após o Dia da Palavra

O Dia da Palavra é realizado em todas as paróquias da Arquidiocese de Londrina sempre na primeira quinta-feira de cada mês e sempre seguindo um roteiro pré-estabelecido. Este foi o segundo dia da Palavra em nossa paróquia este mês e foi algo bem diferente. Ao final, foi possível perceber a satisfação das pessoas que participaram da experiência.

Galeria De Fotos

Flickr Album Gallery Powered By: WP Frank
catalogo de pandora catalogo de pandora