O Sermão da Montanha deve ser o centro de nossa caminhada

As bem-aventuranças são o caminho para a felicidade. Primeiro Jesus fala sobre os que choram ou os que são perseguidos, mas depois fala da alegria e da felicidade de se ter o reino do céu. As bem-aventuranças dizem que se você será feliz se suportar todas as dificuldades. O Sermão da Montanha é um sermão muito forte e de muita esperança. Jesus quer que a gente promova a paz porque quem promove a paz verá a Deus. Os cristãos sofrem perseguições até hoje, mas os perseguidos alcançarão a vida eterna. Olha que coisa bonita.

Nós devemos olhar as bem-aventuranças no dia-a-dia nosso. Nós somos perseguidos até pelo trabalho que fazemos na igreja. Não é fácil e muita gente pode até desanimar. As bem-aventuranças devem servir de ânimo para nós para que a gente possa se sentar e ouvir Jesus falar.

A sociedade, de um modo geral, está precisando e muito vivenciar o Sermão da Montanha. Hoje as pessoas só pensam em ter glórias para si. Não tem um momento de parar um pouco e ouvir um sermão de Jesus. Olha, vocês estão ai gritando e gritando, mas vocês são ser felizes se vocês praticarem a mansidão, a pureza de coração. O mundo precisa de mansidão. O povo está agitado, está nervoso. Tem muita coisa acontecendo hoje que a gente precisa trazer o Sermão da Montanha para a gente ter esperança e alcançar a felicidade.

Jesus mandou a multidão ficar sentada para ouvir o que Ele tinha a dizer. E hoje nós precisamos também nos sentar para ouvir Jesus. É importante parar um pouco, ouvir Jesus para depois ter a missão, ter essa caminhada da felicidade.

O Sermão da Montanha deve ser o centro de nossa caminhada. Se a gente tem misericórdia para com o outro, a gente alcançará a misericórdia. Essa é uma boa reflexão para que cada um de nós viva as bem-aventuranças esse ano.

As pessoas podem colocar as bem-aventuranças em prática fazendo a escuta da Palavra, ouvindo o que Jesus tem a dizer. Jesus fez esse sermão porque o povo estava em aflição, com falta de esperança e não tinha mais a quem pedir socorro. O socorro está em Jesus. Em todas as bem-aventuranças ele pede para a gente ter uma atitude, ter um coração puro, ter uma vivência de humildade. Se eu viver de acordo com o que o Senhor pede, eu vou alcançar o reino e a alegria do céu.

Padre Pedro Ramos de Faria, SAC
Pároco