De 11 a 19 de agosto, a Igreja no Brasil celebra a Semana Nacional das Famílias que este ano abordará o tema “O Evangelho da família, alegria para o mundo”.

A Pastoral Familiar preparou uma extensa programação na paróquia e no âmbito arquidiocesano.  A abertura da semana será no dia 11, com a missa e na sequência terá um jantar para o Dia dos Pais, promovido pelo  Grupo de Jovens Arcanjos de Maria.

É com uma base familiar construída na fé e nos preceitos cristãos que a vocação dos leigos é alicerçada.  Na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia  Papa Francisco escreve que em tempos de relações frenéticas e superficiais a virtude da ternura é ignorada, mas essencial pra a experiência cristã do matrimônio e da família.

“Cada família tem diante de si o ícone da família de Nazaré, com o seu dia a dia feito de fadigas e até de pesadelos, como quando teve que sofrer a violência incompreensível de Herodes, experiência que ainda hoje se repete tragicamente em muitas famílias de refugiados descartados e inermes. Como os Magos, as famílias são convidadas a contemplar o Menino com sua Mãe, a prostrar-se e adorá-Lo (cf. Mt 2, 11). Como Maria, são exortadas a viver, com coragem e serenidade, os desafios familiares tristes e entusiasmantes, e a guardar e meditar no coração as maravilhas de Deus (cf. Lc 2, 19.51).”, escreve o Santo Padre.

Hoje, os pais se deparam com obstáculos na educação dos filhos.  Nos círculos de amizade, na escola, e até mesmo dentro das famílias, as correntes de ideologia desafiam os pais que querem criar as crianças dentro dos preceitos da Igreja.  “Educar os filhos é dever da família. Nada e ninguém pode retirar da família o Sagrado. Somos um santuário e temos o direito e dever de educá-los da maneira que nos é  impulsionado por Deus, pelo Espírito Santo”, dizem  Gabriel e  Patrícia Abarral,  casal coordenador arquidiocesano da Pastoral da Família.

Patrícia enfatiza que os pais precisam reforçar os laços fraternos,  afetivos, olfativos e reforçar a construção da convivência familiar, tornando assim a vida mais alegre, bonita e esperançosa para os filhos e a juventude. “ É preciso reforçar o exemplo, os cuidados, e gastar tempo para iluminar os caminhos que eles ( filhos ), trilharão”, afirma.

Em relação a harmonia dos lares frente aos desafios do desemprego, drogas e alcoolismos, Patrícia diz que os pais devem se esforçar para que as casas sejam lares luminoso. “Uma coisa boa que se deve cultivar na família e que ajudará passar por estes desafios, é que cada um tenha bem clara algumas funções, e que é necessário para o bem estar de todos, por exemplo,  tirar os pratos da mesa, lavar a louça, levar o lixo na rua, cuidar dos animais e estimação.”

O amor, a unidade e a solidariedade devem estar por trás dessas atitudes, assim, gera alta autoestima, contribuindo para o fortalecimento e construção do lar.

NOVA COORDENAÇÃO
O casal Carlos Eduardo Coral de Oliveira e Jaqueline Ostermann de Oliveira assumiu como coordenadores da Pastoral Familiar da nossa paróquia. Eles já participam há mais de cinco anos das atividades da paróquia. Fizeram o ECC (Encontro de Casais co Cristo), participaram da Acolhida e Carlos Eduardo faz parte do Ministério de Música. O casal assume com desafio de estruturar a pastoral e agregar novos membros. Quem tiver interesse de participar da Pastoral Familiar pode entrar em contato pelos telefones 99670-4416 e 99600-3285 ou na secretaria paroquial.

Programação
11 de agosto: Abertura da Semana da Família
Missa e jantar em comemoração ao Dia dos Pais
Horário: 19h30

12 de agosto: Dia dos Pais
Missas com benção aos pais
Horários: 7h30, 9h30 e 19h

13 de agosto: Momento de Oração
Missa e terço pelas famílias
Horário: 19h

14 de agosto: Missa das Famílias
Horário: 19h30

15 de agosto: Vivência da Família à Luz da Palavra de Deus
Missa e após palestra com Cleusa Martins
Horário: 19h

16 de agosto: Momento Familiar – Viver a sua Família! (Desligar todas as mídias e relembrar momentos).
Adoração Eucarística
Horário: das 8 às 11h e 13 às 18h
Missa
Horário: 12h

17 de agosto: Momento de Reconciliação
Reconciliação consigo, com a família e com Deus: confissão e orientação com o Padre durante o dia.
Palestra com Murilo Costa
Horário: 20h

18 de agosto: A Família na Missão de Deus
Tarde recreativa para crianças no Seminário São Vicente Pallotti
Missa de encerramento
Horário: 19h30

19 de agosto: Piquenique das Famílias
Horário: a partir das 10h
Missa campal
Horário: 15h30
Local: Jardim Botânico