O perdão tem uma força extraordinária. Só quem perdoa de verdade pode sentir esta experiência. O perdão tem poder de cura, mas se engana quem pensa que é fácil perdoar. O exercício do perdão é difícil. A pessoa pode até dizer, eu perdoei, mas não quero conviver. Muita gente fala que perdoa, mas tem dificuldade em manter um relacionamento. A pessoa fica doente se não perdoar. É como se fosse um veneno dentro de você. A pessoa sofre quando não perdoa. Se você fizer o exercício do perdão, de ao menos rezar por aquela pessoa que te magoou, você será curado. É por isso que Jesus fala: rezai pelos seus inimigos. Pedro pergunta: quantas vezes eu devo perdoar? Os próprios apóstolos tinham dificuldade em perdoar. Jesus prova na cruz: “Pai perdoai, porque eles não sabem o que fazem”. Jesus nasceu para nos salvar, para perdoar de todos os pecados. As últimas palavras dele foram sobre o perdão.

Quando você perdoa, você muda de vida, você tem paz. O perdão vai acalmar. A pessoa que não perdoa fica doente. O perdão é cura anterior. Para mim, a falta de perdão é uma doença, a pessoa fica com rancor. O exercício do perdão é o coração ir se modelando, acabando com o nervosismo. O mundo de hoje tem muitas doenças psicológicas por falta de perdão. A pessoa fica muito melindrosa, se ofende com qualquer coisa. O perdão é você olhar as coisas e não guardar mágoas no coração.

Jesus mudou o conceito de perdão. Ele veio para nos dar vida e nos ensinou coisas simples: amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo. O mundo seria muito diferente se apenas esses dois mandamentos fossem observados. Se a gente não ama o próximo, se a gente não perdoa, a gente não cumpre os mandamentos. Se a pessoa perdoa e ama, ela vai cumprir todos os outros mandamentos, não vai fazer nenhum mal ao próximo. O mandamento que deve prevalecer é o mandamento do amor.

O mundo está precisando de paz. E paz é perdão. Se você não tem perdão você não tem paz. Jesus pediu “paz na terra aos homens de boa vontade”. Se você tem boa vontade, você dará o perdão e terá paz ao longo desse ano que se inicia. É bom começar o ano perdoando.

Padre Pedro Ramos de Faria, SAC
Pároco     air max mujer air max mujer