Você está aqui
Home > Notícias > Coral resiste as dificuldades da idade dos integrantes e segue firme animando as missas aos sábados – Assista o vídeo

Coral resiste as dificuldades da idade dos integrantes e segue firme animando as missas aos sábados – Assista o vídeo

A animação das missas do primeiro, terceiro e quinto sábados do mês são de responsabilidade do coral, que este ano completou 43 anos. O grupo nasceu quando, em 1976, o maestro Luiz Borsato decidiu convidar os jovens da paróquia para dar continuidade ao Coral da Rainha dos Apóstolos que havia encerrado as suas atividades.

Os jovens do Grupo da Juquinha, que era coordenado pela filha do maestro, Ana Lúcia Borsato Müller, aceitaram prontamente o convite. Na época, Ana Lúcia estava estudando piano.

Após dois meses de ensaios, no dia 26 de março,  o coral cantava a sua primeira missa.  “Eles toparam e nós começamos a ensaiar na minha casa. Como eu já tinha prática em coral, já tinha a missa e a liturgia gravada na minha cabeça, em dois meses cantamos a primeira missa, na época o vigário era o padre Chiquinho (Francisco Schneider)”, contou Borsato.

O grupo já foi composto por 40, 45 vozes, que cantavam em diversos lugares. Eles cantaram por duas ocasiões na Basília de Aparecida (SP), gravaram missas na TV Coroados, em casamentos e outros eventos.

Hoje, os grupo é formado, na sua maioria, por pessoas com mais de 50 anos. O maestro Luiz Borsato está com 87 anos e há duas cantoras com 92 anos. “Subir as escadas do coro já se torna uma dificuldade, mas Deus dá forças para que continuem”, conta o maestro.

Borsato afirma que “para cantar em coral, primeiro a pessoa preciso ter um dom de Deus. O primeiro compromisso é com Deus e o segundo com a Igreja”. Hoje, o coral se dedica ao canto litúrgico e a cantar na missa. Os ensaios são às sextas-feiras. Atualmente, a regência está sob a batuta de Ana Lúcia que afirma que “o coral é uma família, todos se preocupam uns com os outros, não querem que acabe de jeito nenhum.”

O coral está aberto para novos integrantes. Os interessados podem participar dos ensaios.

 

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo