Você está aqui
Home > Notícias > O pão se torna o Corpo: solenidade de Corpus Christi

O pão se torna o Corpo: solenidade de Corpus Christi

A festa do Corpus Christi foi oficializada em 1264 pelo Papa Urbano IV. A solenidade é celebrada na quinta-feira após a oitava de Pentecostes. Este ano será no dia 20 de junho. É o dia em que Jesus Cristo caminha conosco.

O Papa Francisco declarou que as procissões com o Santíssimo Sacramento são expressões da piedade eucarística popular. Segundo o Santo Padre, a festa de Corpus Christi “é um mistério de atração a Cristo e de transformação n’Ele. E é escola de amor concreto, paciente e sacrificado, como Jesus na cruz”.

A solenidade é um momento para a meditação do caminho de Jesus Cristo na história, que encontra na Eucaristia o centro deste percurso espiritual. “O mistério da santíssima Eucaristia, instituída pelo sumo sacerdote Jesus Cristo, é como o centro da religião cristã.” (Encíclica Mediator Dei, Pio XII, número 59).

“O divino Redentor repete incessantemente o seu insistente convite: ‘Permanecei em mim’ por meio do sacramento da Eucaristia, Cristo fica em nós e nós ficamos em Cristo; e como Cristo, permanecendo em nós, vive e opera, assim é necessário que nós, permanecendo em Cristo, por ele vivamos e operemos.” (Encíclica Mediator Dei, Pio XII, número 114).

Os registros da Igreja trazem que Santa Juliana de Cornillon teve uma revelação, em 1258, em que Jesus pedia para que fosse incluída a festa no Calendário Litúrgico da Igreja. A festa foi decretada oficialmente em 1264, seis anos após a morte de Santa Juliana.

A tradição de confeccionar tapetes com cenas bíblicas para o Santíssimo passar surgiu em Portugal e foi difundido no Brasil durante o período colonial. Normalmente, são feitos de serragem e sal coloridos. Em nossa paróquia já foram feitos com materiais recicláveis e peças de roupas, mas desde o ano passado, voltou a tradição dos tapetes de serragem.

Cada pastoral e movimento ficam responsáveis por enfeitar um trecho do trajeto da procissão. O trabalho começa na madrugada da quinta-feira de Corpus Christi. (Com informações de Aleteia e Canção Nova)

 

Serviço

Missa e procissão de Corpus Christi

Quando: Dia 20 de junho

Horário: 9 horas

 

Roteiro da procissão 

Pátio da Igreja, Avenida Tiradentes, Avenida JK, Rua Itápolis, Rua Cândido Betoni, Avenida Tiradentes e Igreja

Responsáveis pelos tapetes

Pátio: Acolhida, Adoradores, Roupeiro, Saúde e Vicentinos

Trecho 1: Dízimo e Templo

Trecho 2: Acólitos, Arcanjos, Música e Som

Trecho 3: Catequese, Coroinhas, Infância Missionária e Raio de Luz

Trecho 4: Apostolado, GBR, Grupo da Paz e Pascom

Trecho 5: ECC, Familiar e Noivos

Trecho 6: Liturgia e Ministros

 

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo