Você está aqui
Home > Notícias > A Pastoral da Saúde comemora dois anos das atividades físicas

A Pastoral da Saúde comemora dois anos das atividades físicas

A Pastoral da Saúde comemorou em abril dois anos do início das aulas de alongamento. A atividade é realizada uma vez por semana por uma fisioterapeuta. Apesar de aberta para todas as pessoas da comunidade, vem atraindo o público mais idoso.  Com a população idosa aumentando nas últimas décadas no Brasil, a procura pela qualidade de vida desse grupo também vem crescendo.

Com a idade, a propensão de encurtamento muscular aumenta e diminui a flexibilidade acarretando limitações. A cada semana, a fisioterapeuta Camila Giorgi Pedrosa trabalha um tema diferente como alongamento, treino de marcha, coordenação motora, fortalecimento muscular. Tudo de maneira muito lúdica.

Segundo ela, os benefícios aos idosos são incríveis como na melhora da circulação, no aporte sanguíneo, pressão arterial, a parte cardiopulmonar e, principalmente, a coordenação motora para prolongarem sua autonomia e não dependerem de outra pessoa para simples atividades cotidianas.

Um dos exercícios mais trabalhados é o chamado de assoalho pélvico que previne a incontinência urinária nas mulheres. A fisioterapeuta destaca que a atividade ajuda no lado emocional, pois as alunas se sentem cuidadas e amparadas, o que traz vários benefícios à saúde.

O grupo começou bem pequeno, mas agora já são 15 alunas. Benedita Barreiros de Oliveira e Tereza Malassise Sávio, ambas com 73 anos, são uma das alunas mais antigas e assíduas. Elas dizem que estão muito satisfeitas com as atividades, tanto na questão corporal quanto no emocional. Sentem prazer em fazer os exercícios propostos.

A coordenadora da Pastoral da Saúde, Cícera Quitéria dos Santos Grosso, comenta que o trabalho está sendo muito gratificante e o grupo crescendo a cada dia.  As aulas de alongamento ocorrem às quartas-feiras, às 9, no salão do Centro Comunitário.

Artigos similares

Deixe uma resposta

Topo